Sussuapara realiza conferência para monitoramento e avaliação do PME

Educação - 09 de Julho de 2018 - 08:49:12

A terceira edição do evento acontece durante toda esta terça-feira, 03

A Secretaria Municipal de Educação de Sussuapara realizou durante toda esta terça-feira, 03, a III Conferência Municipal de Educação. O evento, que reúne gestores escolares, educadores e representantes da sociedade civil organizada, acontece na Unidade Escolar São Sebastião.

A conferência foi aberta oficialmente pelo prefeito Edvarto Rocha, o Pé Trocado, que falou sobre a importância da educação.

“A meta número um da educação é preparar o homem para que ele possa viver em harmonia com os seus semelhantes. Homem educado é sinônimo de povo civilizado. Esta conferência tem como objetivo principal o melhoramento da educação não só deste município, uma vez que é em eventos como este que se leva novas propostas para as conferencias estaduais e nacional”, afirmou o prefeito.

Essa edição traz como tema a “Consolidação do Sistema Nacional   de Educação- SNE e o Plano Nacional de Educação -PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de politicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Durante toda o dia os presentes discutiram sobre a avaliação e monitoramento do plano decenal de educação, que busca o aprimoramento das metas.

O processo de construção do Plano Municipal de Educação (PME) teve início durante a 2ª Conferência Municipal de Educação realizada em 2013. O documento tem o objetivo de se constituir como um forte instrumento pela melhoria da qualidade da educação, pelo fim da evasão e de formas de exclusão de crianças, jovens e adultos dos diversos sistemas de ensino, pelo fim do analfabetismo e pela construção de uma gestão cada vez mais democrática na Educação.

“Construir um PME é muito mais do que atender a lei, é comprometer-se com o sonho de justiça social, de igualdade, de oportunidade de acesso para todos os sussuaparenses que precisam usufruir desse direito”, disse a secretária municipal de educação, Elisete Rocha, durante seu discurso.

Ainda durante a abertura do evento, alunos da rede municipal de ensino realizaram apresentações culturais. Em seguida houve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência.

O professor Daniel Borges proferiu palestra com o tema “CONAE 2018: Debate e Discussão sobre o PNE”, onde detalhou os principais pontos do Plano Nacional de Educação.

Chegado o fim da conferência, 12 delegados foram eleitos para participarem da conferência intermunicipal, que será realizada este mês na cidade de Picos.

Presenças

Também participaram do evento o vice prefeito Naerton Moura; a secretária de municipal assistência social, Jesuíta Araújo Rocha; o presidente da Câmara Municipal, Francisco das Chagas; a representante dos diretores da rede municipal de ensino, Rosário Leal; a diretora da escola estadual Helvídeo Nunes, Geni Leal; o presidente do Conselho Tutelar, Pedro Nilton, a representante do CRAS, Gabriela Leal; o presidente do  Sindicato dos Servidores Públicos de Sussuapara, Luís Arcleude, entre outros representantes da sociedade civil.