Segunda-Feira, 13 de julho de 2020 Nossa história

Notícias

Profissionais da Saúde de Sussuapara conhecem novo modelo de financiamento do SUS

Na oportunidade foram distribuídos 20 tablets aos agentes comunitários do município

Data de Publicação: 14/02/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu na manhã de hoje, dia 14, uma palestra de orientação sobre o novo modelo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para os atendimentos em postos de saúde. A atividade aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação dos diversos profissionais responsáveis pela atenção primária da rede municipal, como médicos, odontólogos, enfermeiras, técnicas de Enfermagem e de Saúde Bucal, fisioterapeutas, nutricionistas e agentes comunitários de saúde.

A palestra, que teve como tema principal “O novo financiamento da saúde: construindo ações estratégicas”, foi ministrada pelo enfermeiro Adriano Moura. Ele destacou na ocasião que o Ministério da Saúde aprovou ainda no ano passado mudanças no modelo de financiamento da atenção primária à saúde, área que abrange o atendimento pelas equipes de saúde da família e em unidades básicas de saúde.

A proposta ministerial prevê que o repasse de recursos do governo federal leve em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde e o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.

Pensando em se adaptar o quanto antes a esse novo modelo, a Secretaria de Saúde de Sussuapara vem melhorando gradualmente a infraestrutura de todas as UBS’s do município, inclusive com a implantação de internet via wi fi. E para facilitar o trabalho dos agentes comunitários, que são os responsáveis pelo cadastramento dos usuários do sistema, foram adquiridos 20 tablets. Os equipamentos foram distribuídos aos profissionais durante a palestra de hoje, pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Naerton Moura.