Social de Sussuapara garante dignidade a famílias vulneráveis durante pandemia

Profissionais da Secretaria de Assistência Social têm atuado na garantia de benefícios eventuais para pessoas em situação de vulnerabilidade

Data de Publicação: 14/07/2020

Da Redação

Os reflexos do novo coronavírus ultrapassam a saúde pública e na área social têm causado grandes dificuldades, principalmente às famílias mais vulneráveis. Nesse sentido, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência de Sussuapara estão se dedicando para fortalecer a garantia de direitos e condições dignas a essas famílias.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jesuíta Araújo Rocha, entende que o momento é de olhar com mais cuidados essas pessoas vulneráveis. “Desde que começou a pandemia estamos dando atenção especial aos casos que necessitem de acesso ao chamado Benefício Eventual, que é um tipo de proteção social temporária para prevenir e enfrentar situações de vulnerabilidade decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes ou calamidades” – explicou. “Tivemos também outra grande demanda referente à orientação sobre o auxílio emergencial e atualização ou inclusão de Cadastro único” – destacou a secretária.

Quando se faz necessária a visita nos domicílios para coleta de informações ou entrega dos benefícios, de forma agendada, as equipes estão seguindo todas as orientações relacionadas ao distanciamento e higienização. Porém, o atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) está ocorrendo no horário de 8h da manhã ao meio-dia. Dentre os benefícios concedidos, estão: auxilio funeral, auxilio natalidade, situação de vulnerabilidade temporária (cesta básica) ou situação de calamidade pública.