Garantia Safra é liberado para 250 agricultores familiares de Sussuapara

Com a liberação desses recursos, serão injetados na economia local o montante de R$ 212.500,00

Data de Publicação: 22/03/2023

Os agricultores familiares de Sussuapara que aderiram ao Programa Garantia Safra já podem receber o benefício em parcela única referente à safra 2021/2022. Neste mês de março, no Piauí, 41 municípios estão na lista de pagamento do benefício que é disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Assim como em anos anteriores, a Prefeitura de Sussuapara aderiu ao Programa, realizando o pagamento de todas as parcelas referentes à gestão municipal dentro do prazo, contribuindo, assim, para que os agricultores estejam aptos a receber o benefício.

“Mesmo diante de um cenário econômico com inúmeras dificuldades financeiras, mantivemos o compromisso com o trabalhador rural de Sussuapara. O Garantia-Safra é um Programa importante, principalmente em um momento de incertezas climáticas pelo qual nossa região atravessa” – comentou o prefeito Naerton Moura. Com a liberação desses recursos, serão injetados na economia o montante de R$ 212.500,00.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sussuapara, Geane Moura Fé, o Garantia-Safra permite condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares atingidos por seca ou excesso das chuvas. Ela explica que têm direito a receber o benefício, em parcela única de R$ 850,00, os agricultores com renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50%. “Essa ação tem como objetivo garantir a segurança alimentar e chega em boa hora para compensar em parte as perdas de nossos agricultores” – destacou.

O Garantia-Safra é pago de acordo com o calendário de pagamento dos benefícios sociais do Governo Federal.