Sussuapara se mobiliza contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Atividades voltadas à temática da campanha Faça Bonito estão sendo realizadas ao longo da semana

Data de Publicação: 18/05/2021

O município de Sussuapara, através do poder público e entidades representativas, vem se mobilizando ao longo desta semana com a campanha “Faça Bonito 2021”, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em alusão ao 18 de maio, que é dia nacional de combate e esse crime, várias atividades foram e ainda serão realizadas para celebrar a data.

Ontem, segunda-feira (17), a campanha “Faça Bonito 2021” foi aberta com a divulgação de vídeos e folders por meio das redes sociais. Hoje, que é o dia nacional, aconteceu um debate sobre o tema na emissora de rádio da cidade, contando com a participação de representantes da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar.

Também ocorreu uma ação na sede do Conselho Tutelar, marcando a passagem do dia nacional. Considerando a situação de excepcionalidade decorrente da pandemia de Covid-19, participaram da ação o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, a secretária de Assistência Social, Thamires Rocha Luz, o comandante do GPM local, capitão Rodrigues e membros do Conselho Tutelar e do CMDCA. Na ocasião foram tratadas algumas estratégias para enfrentar a violência sexual contra as crianças e adolescentes do município.

Amanhã, dia 19, serão veiculados vídeos nas redes sociais com a participação de profissionais da rede de apoio à criança e adolescente e da representante do Ministério Público. No dia 20, quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação vai promover nas escolas algumas atividades com a temática da campanha, de acordo com a faixa etária dos alunos.

18 DE MAIO
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli tinha apenas oito anos de idade, quando foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 e tem como proposta mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.